Refrigerantes estão associados a obesidade Os Riscos Metabólicos Relacionados ao Consumo de Refrigerantes Rodrigo Lamounier - 26/07/2007 11:30 O consumo de refrigerantes têm sido crescente entre jovens e adultos nos países desenvolvidos. Alguns têm relacionado isso à crescente epidemia de obesidade. Foi publicado esta semana na revista Circulation, da Associação Americana de Cardiologia, um estudo que acompanhou indivíduos oriundos do estudo de fatores de risco da comunidade de Framingham nos Estados Unidos. O estudo avaliou, através de questionário, a quantidade de refrigerante que os indivíduos ingeriam e seguindo-os, ao longo dos anos, para avaliar a incidência futura de fatores de risco cardiovascular, como obesidade, dislipidemia e diabetes. Para efeito de comparação, foi considerado como risco 1 aqueles que tomavam menos de 1 refrigerante (350 mL) por semana, comparando-se com aqueles que bebiam de 1 a 6 por semana e aqueles que relatavam beber mais de 1 por dia. Para evitar os chamados "fatores de confusão" os resultados foram corrigidos para variáveis, que poderiam inferir no risco como sexo, idade, índice de massa corporal, consumo de álcool, pressão arterial, triglicérides elevados e HDL baixo, no início do estudo. Para caracterizar a Síndrome Metabólica, os autores utilizaram os critérios do NCEP (National Cholesterol Education Program). Mais de 6000 indivíduos foram observados e seguidos por um tempo médio de 4 anos. No início do segmento, nenhum deles apresentava SM pelos critérios utilizados. Os autores compararam ainda o efeito considerando-se o consumo de refrigerantes convencionais e "diets", ou sem açúcar. Resultados: Comparando-se com aqueles que bebem menos de 1 medida por semana, indivíduos que bebem mais de 1 por dia apresentaram:
Interessante que ao se comparar entre refrigerantes convencionais e "diets", o risco foi o mesmo. Indivíduos que relataram consumir mais de 1 refrigerante diet por dia apresentaram risco futuro 53% maior de apresentar Síndrome Metabólica! Os próprios pesquisadores discutem que não é possível afirmar que o consumo de refrigerante em si seja a causa do aumento de Síndrome Metabólica, mas pode ser um marcador de outros comportamentos de risco, como alimentação inadequada e sedentarismo. Além disso, o consumo de bebidas diet pode, às vezes, servir de pretexto, para outras transgressões dietéticas e o estudo é um alerta nesse sentido. Critério Diagnóstico da Síndrome Metabólica de acordo com o NCEP
Ou seja, uma refeição com excesso de calorias não é compensada pelo fato de o refrigerante consumido na refeição ser "diet". Outra especulação que se faz é que o consumo excessivo de bebidas adocicadas artificialmente pode aumentar a "fissura"por doces e complicar o plano alimentar. Leia
mais em: Circulation 2007;116:480-488. |